por Rogeria Gomes
Com sede na Fundação Cesgranrio, por iniciativa do Professor Carlos Eduardo Serpa foi inaugurada Academia Brasileira de Cultura, com posse de 50 membros. A solenidade aconteceu na sede da Fundação Cesgranrio. Os nomes escolhidos para compor a Academia abrangem diversos seguimentos da cultura, contemplando áreas que juntas farão a diferença no pensamento e nas realizações culturais. Os patronos elevam a qualidade plural e intelectual da Academia com nomes da categoria de Machado de Assis, Monteiro Lobato, Noel Rosa, Paulo Autran, Nicette Bruno, Martins Pena, Bidu Sayão, Dulcina de Moraes, Zuzu Angel, Chiquinha Gonzaga, Mercedes Batista,Candido Portinari, Aleijadinho, Olavo Bilac, Nelson Rodrigues, Aldo Lutufo, Chacrinha e outras personalidades de igual estatura.
Entre os acadêmicos nomes eruditos e populares se encontram permitindo a diversidade necessária para o êxito do resultado, entre eles o maestro Isaac Karabtchevsky, Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo, a grande mestra do ballet no Brasil, Dalal Achcar, as atrizes Rosamaria Murtinho, Beth Goulart, Lilian Cabral, Cristiane Torloni, os cantores como Zeca Pagodinho e Fernando Portinari, atores Eriberto Leão, Ney Latorraca, no campo literário a renomada escritora Nélida Pinõn, Arnaldo Niskier, Eva Rosental, na produção cultural o pesquisador musical Ricardo Cravo Albin, Eduardo Barata, Marcelo Calero, na moda Elizabeth Serpa e Hidelgard Angel e a esfera religiosa foi representada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, além de outros expressivos nomes da cultura nacional.
A união de saberes e propósitos é a proposta que norteia os princípios da Academia e fará a diferença na realidade cultural brasileira. Conforme afirmação de vários acadêmicos registrados em seus discursos de posse, não medirão esforços e dedicação à causa da cultura nacional.
Entre as lembranças da noite, a reinauguração do teatro Villa Lobos foi um dos destaques. A unanimidade de pensamento em prol da luta pela cultura brasileira, sua diversidade e potência, é o que assegura o Presidente da Academia Prof. Serpa: “Juntos teremos força. Nossos ideais hão de prosperar. E de mãos dadas, mercê da nossa experiência em cada área da cultura, a faremos eternamente presente na vida de nossos conterrâneos, protegendo e incentivando a todos que, como nós, dedicamos nossa vida à Cultura, em suas diferentes formas. Em conjunto, nascemos com forte ideal”.