A culinária italiana dispensa apresentação pela riqueza, aroma e sabor. Os pratos são preparados de forma a valorizar o perfume natural dos ingredientes de suas terras. As opções à mesa são regidas pelas pastas, frutos do mar e os cortes especiais de carne, que são preparados minuciosamente à base de azeite de oliva e generosas doses de ervas frescas, como alecrim, manjerona, estragão, sálvia, salsa, orégano, manjericão, folhas de louro e cebolinha.
O chef Paolo Neroni, do restaurante Margutta, no Rio de Janeiro, acrescenta ainda que a cozinha italiana é também caracterizada pela ampla utilização de presunto, bottarga, funghi, porcini, mozarela de búfala, tomate, alcaparra, pimentão, batata, muitas destas iguarias trazidas pelos árabes e normandos. “O farto mosaico gastronômico italiano é também influenciado pela cozinha árabe, normanda e, principalmente, mediterrânea, que enriquece ainda mais o leque de iguarias e temperos e proporcionam ainda mais prazer ao ato de degustar. E esta é a marca registrada do restaurante Margutta, que traz todo o requinte e a tradição da culinária italiana mediterrânea”, conta Neroni.
A leveza saudável da culinária italiana mediterrânea deve-se ao fato de a região sul da Itália possuir um clima quente e ensolarado, beneficiando a profusão de frutas e vegetais, que são consumidos frescos ou secos, e que se juntaram às massas, pães, azeite de oliva, peixes e frutos do mar, doces e queijos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESPAGUETE AO ALHO E ÓLEO COM MEXILHÕES AO FORNO
Por Paolo Neroni, do Margutta
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 25 minutos
Quantidade: individual
Calorias: 580 calorias
Sugestão de harmonização: acompanha vinho branco
INGREDIENTES:
– 20 unidades de mexilhões;
– 50 gramas de tomate pelado;
– 1 dente de alho picado;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– salsa e alecrim picados;
– 1 colher chá de farinha de rosca;
– sal a gosto.
MODO DE PREPARO:
Misture os tomates com os temperos e, em seguida, acrescente a farinha de rosca. Coloque os mexilhões no tabuleiro e adicione o molho em cima dos mesmos. Leve ao forno por 5 minutos.
Faça o espaguete ao dente com alho e óleo e sirva com os mexilhões.
LAGOSTA ASSADA COM ERVAS FINAS
Por Paolo Neroni, do Margutta
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 35 minutos
Quantidade: individual
Calorias: 450 calorias
Sugestão de harmonização: acompanha vinho branco
INGREDIENTES:
– 800 gramas de lagosta;
– um dente de alho;
– alecrim;
– 2 colheres de azeite;
– salsinha picada;
– pimenta do reino;
– meia xícara de chá de vinho branco;
– sal a gosto.
MODO DE PREPARO:
Separe uma lagosta com o peso aproximadamente de 800 gramas, corte ao meio, lave muito bem e coloque em um pedaço de papel alumínio em um tabuleiro.
Acrescente os temperos na carne da lagosta, leve ao forno a 200ºC por 20 minutos.
Leve a lagosta ao forno a 200ºC por 20 minutos. Buon appetito!
Apresentação Margutta (Ipanema) – O requinte e a leveza da culinária italiana mediterrânea fazem do Margutta uma referência na alta gastronomia. Os pratos são assinados pelo chef Paolo Neroni, que faz da gastronomia sua mais bela obra de arte. O cardápio é renovado constantemente para atender ao cliente cativo, acostumado com uma degustação apurada e um ambiente elegante. A casa é conhecida por seus pratos aromatizados, ricos em peixes e frutos do mar.
MARGUTTA, Av. Henrique Dumont, 62 – Ipanema. Tel.: 2529-2183 e 2259-3718 (80 lugares). Horários: segunda a sexta de 19h até a última mesa (somente jantar). Aos sábados, domingos e feriados de 12h até a última mesa (almoço e jantar). Cc.: V e R. Cd.: V e R. Estacionamento: ruas e arredores. www.margutta.com.br. Aberto em 1994.