por Mariza Gualano
Ninguém pode culpar Beatrix Kiddo (Uma Thurman), a noiva mais desgraçada do cinema, pela obstinação em se vingar de Bill (David Carradine), seu ex-chefe, amante e mentor, por toda sua saga de infortúnio e uma perseguição implacável nem sempre vista nas telas. Ela sofreu um atentado de morte durante seu casamento, ficou quatro anos em coma, perdeu sua filha, foi torturada e enterrada viva. Dois filmes depois, Kill Bill -Volume 1 (2003) e Kill Bill – Volume 2 (2004), enfrenta uma gangue de assassinas, e, finalmente mata Bill.
Em Bela Vingança/ Promising Young Woman, de 2020, Cassie Thomas, interpretada por Carrey Mulligan não deixa por menos. Não superou a morte de sua melhor amiga que não conseguiu viver com o peso de um abuso sexual. A indignada Cassie vai atrás dos repulsivos “homens de bem” que fizeram parte do assédio. Com muita ironia e humor negro, acompanhamos sua trajetória até o objetivo final, onde ela vai até as últimas consequências.
Harleen Quinzel (Margot Robbie) era psiquiatra incumbida de tratar do Coringa mas foi envolvida pela mente doentia do paciente e se apaixonou. Para provar seu amor, se atira num tanque de produtos químicos e desencadeia loucura e sociopatia, embora conserve algum grau de bondade. Transforma-se na Arlequina (Margot Robbie), uma agente do caos, irreverente e, às vezes, divertida, mas não exatamente vingativa. No filme Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa /Birds of Prey: And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn (2020), não se furta em matar para não morrer.
Na televisão, as mulheres também não são nada conformadas. Criada por Marc Cherry (Desesperate Housewives), a série Por Que As Mulheres Matam acompanha três mulheres, em décadas diferentes, e como lidam com as infidelidades de seus maridos. As esposas traídas dão seu jeitinho pouco compreensivo para realizar a vingança.
As personagens de Uma Thurman (Kill Bill), Carrey Mulligan (Bela Vingança) e Margot Robbie (Arlequina) acabam por angariar simpatia, assim como Sissy Spacek (Carrie, A Estranha), Lee Yeong-ae (Lady Vingança), Geena Davis, Susan Sarandon (Telma & Louise), Zoe Saldana (Colombiana – Em Busca de Vingança).
No cinema, as mulheres vão à luta e vencem.