por Lu Catoira
Depois do preto tomar conta da moda, o azul volta triunfante!
Azul e verão combinam com o estilo navy, estampas tropicais e o denin! E são exatamente o Niágara e o Lápis Blue, os tom de azul escolhidos para o verão 2017 pela Pantone – empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores em escala. Este azul já ficou conhecido como “azul acqua”, “azul Bic”, azul Royal e até azul Klein – esse por conta do artista francês Yves Klein. Também os pintores Van Gogh e Henri Matisse não se desligaram do azul em suas obras.
Simbolizando paz e integridade, o azul ,num tom conservador, é a melhor cor para ser usada numa entrevista de trabalho pois vai acentuar as virtudes intelectuais: controle, concentração, sabedoria, inteligência. Outro exemplo é o azul usado nos uniformes da marinha, polícia e força aérea que transpira valores como confiança e segurança. O tom eterno também está nas bandeiras, nas embalagens, nas marcas, nos produtos. Mas o azul é mais completo, simbolizando ainda fidelidade, tranquilidade e realização espiritual.
Na moda, todos os tipos de calças, saias, blusas, shortinhos, bermudas e os acessórios como bolsas, espartilhes , sandálias e colares estarão azuis no verão – puros ou em padronagens.
De novidade, entra a estampa de azulejo português, também chamada de print porcelan que se encaixa na tendência atual de misturas de padrões, em roupas e acessórios.

Espadrilles pintadas à mão Marta Kasznar
O jeans é um caso especial. As lonas das velas dos marinheiros genoveses, se tornaram barracas de mineradoras no velho oeste americano e ganharam tingimento da planta indigosfera que produzia um corante anil. As calças jeans foram primeiramente uniformes e, nos anos 50, deram início à moda a partir dos jovens. As tendências transformam, ilustram, recortam o jeans, que continua a ser a matéria-prima mais democrática e ter a sua base no índigo azul.

jeans Luli Bevilaqua
Nobre, o azul está nas sedas e nos veludos em roupas de festa.

A primera dama Michelle Obama vestindo Atelier Versace

Stiletto de Tom Ford
Curiosidades do azul
A história conta que os egípcios utilizavam a cor azul produzida com pigmentos sintéticos chamados de azul cerúleo, encontrado em muitos tesouros arqueológicos, como papiros, estatuetas, amuletos. A maravilhosa escultura da rainha egípcia Nefertite – da XVIII dinastia – que usa a “Coroa Azul” e tem os olhos delineados em azul.
A força da cor azul aparece nas roupas da realeza europeia e em objetos como o Olho Grego, que no só na Grécia, mas também em países na costa do Mediterrâneo, incluindo o norte da África, é utilizado como um amuleto de proteção. Na China, o azul significa o céu, o leste, o vento e a primavera, presente nas estampas das famosas as porcelanas chinesas.
O azul é uma cor sagrada no hinduísmo. Krishna, Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, é retratado com a pele azul. E os pintores dos séculos VXI e VXII usavam uma tinta a óleo que era uma mistura da pedra preciosa, lápis lazuli moída,com fixador.
Os Kilins da Kian Tapetes provenientes da Índia em tons de azul trazem vida e energia para o ambiente.
Tida como protetora, a cor azul está nas decorações em ladrilhos das mesquitas do Islã e mas muitas cúpulas da igreja que usam os azuis lembrando o céu e Deus que está acima de tudo.O verão é a estação perfeita para abusar da estampa tropical em tons vibrantes e coloridos.
Vale apostar no azul. lembrando um sucesso da década de 70, do cantor o Simonal, que dizia: “Vesti azul, minha sorte até mudou…”