Home » Blogs » Pilar Rossi » Gunther Sachs Coleção de Arte na Sotheby’s

Gunther Sachs Coleção de Arte na Sotheby’s

por Pilar Rossi


Arte e design da coleção do século 20 de Gunter Sachs serão leiloados em Londres este mês.

Bonito e carismático, Gunter Sachs (1932-2011) – famoso principalmente por ser um rico playboy internacional e depois como fotógrafo – construiu uma formidável coleção de arte durante 50 anos. Muita vezes foi o primeiro a comprar muitos dos artistas mais cobiçados da atualidade. Cerca de 300 obras  serão vendidas no leilao na Sotheby’s, em Londres, dias 22 e 23 de maio. Entre as diversas obras estarão pinturas de artistas como Yves Klein, Lucio Fontana, Andy Warhol,  Roy Liechtenstein, Tom Wesselmann e Mel Ramos, misturados com móveis do século 20 por Émile-Jacques Ruhlmann e Diego Giacometti.

Sachs era conhecido por seu glamouroso “jet- setting life style” , mas o diretor da Sotheby’s e presidente da casa de leilões de arte contemporânea na Europa, Cheyenne Westphal, declarou que as obras revelam também seu “lado pouco conhecido como um dos melhores colecionadores, visionário e influente do século 20 ”.

Até o final dos anos 60, ele comprava arte pop americana: Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Tom Wesselman. Em 1972,  abriu uma galeria em Hamburgo, onde exibiu Warhol, que tinha se tornado um bom amigo. Quando nenhuma das obras foi vendida na abertura, Gunter circulou pela  exposição colocando adesivos vermelhos na metade delas , que acabou comprando. Foi uma acertada  decisão.

A venda também inclui a fotografia de 1959 de Brigitte Bardot por Richard Avedon na qual  a pintura de Warhol foi baseada (£ 40.000 – R $ 60.000).

Pintura de Warhol de Bardot, encomendado por Sachs, foi baseada em uma foto de Avedon de 1959 da atriz francesa. Uma das 35 impressões de prata originais da imagem está incluída na venda, ao preço de 40.000 libras a 60.000 libras.

Sachs também comprou uma escultura de 1970 por Alain Gourdon que usou Bardot como modelo para o busto de Marianne, o emblema nacional da França. É estimado em  £ 3,000–5,000.

Violon Coupe en Longueur,  por Arman

A pop art britânica é representada pela série de esculturas móveis que utilizam mulheres em trajes de bondage, de Allen Jones,  e que levou a uma manifestação feminista quando  foram exibidas (30.000 - 40.000 libras cada). Sachs mantinha em seu quarto em St. Moritz.

Uma pintura de 1961 do artista francês Yves Klein,  ”Les Feu de l’enfer” (O Fogo do Inferno) , é estimada entre £ 500,000 e £ 700.000. Klein era famoso por ter utilizado modelos femininos nus cobertos de tinta como “pincéis vivos”, arrastando-os em toda a tela.

Andy Warhol Pop Art:  excepcional pintura de 48 polegadas “Flores”, um dos únicos seis trabalhos que o artista produziu neste formato.

A pintura de série do artista italiano Lucio Fontana ”Concetto spaziale de 1961 ” é estimado em £700,000-900,000

Impressão de Andy Warhol,  serigrafia ’O Beijo’, de 1963, é estimado em  £700,000-900,000

Ele era mais conhecido como o último dos grandes playboys, famoso por seu estilo de vida jet-set, um casamento  high-profile com Brigitte Bardot e da vasta riqueza herdada que lhe permitiu se aventurar em numerosas paixões que variavam de cinema para a fotografia, de motociclismo para astrologia, de colecionador de arte a corrida de bobsleigh em St Moritz.

Bardot tornou-se a segunda de três Sachs esposas em 1966. O herdeiro de automóveis da Alemanha e ex-campeão de bobsleigh cortejou a atriz voando sobre sua casa na Côte d’Azur, La Madrague, em um helicóptero e bombardeando-a com rosas vermelhas. O casal se divorciou três anos mais tarde.

Muito tempo depois de seu divórcio de Brigitte Bardot, Gunter Sachs lembrou, em 1969: ”Um ano com Bardot valeu tanto quanto 10 com mais ninguém.”

Vejam os videos:

 


Pilar Rossi é uma Fashion Designer e Consultora de Moda, carioca radicada em Nova York por mais de 20 anos, e criadora do Blog “Passion for Fashion “ , no qual dá suas opiniões e recomendações sobre o melhor da Moda de Luxo. Além disso, dá dicas dos elegantes restaurantes do momento, hoteis, lojas, exposições, espetáculos de arte, viagens e serviço.

Blogs: http://pilarrossiblogbr.wordpress.com/ e http://pilarrossiblog.wordpress.com/

Share
Topo