Home » Blogs » Cristina Gurjão » Música para a alma

Música para a alma

7 de junho de 2012 14:10 por: Categoria: Cristina Gurjão A+ / A-

por Cristina Gurjão


A música é um dos eficazes instrumentos para a elevação da alma. Os processos de relaxamento, meditação e estados alterados de consciência exigem música especial. É a chamada música new age , ou da nova era, que surgiu na década de 70, na Costa Oeste dos Estados Unidos.

A música nova eraatua diretamente no lado direito do cérebro. Algumas músicas orientais e outras clássicas também. É preciso não confundir a música nova era com a música muzak, também conhecida como música de elevador, piped music, weather music, ou lift music. São músicas instrumentais que possuem letra e neste caso, não há relaxamento, pois o cérebro lembra da letra de música e não se desliga.

A música nova era é excelente também para acompanhar trabalhos, leituras, planejamentos, projetos. Por ir diretamente ao cérebro, não interfere no campo consciente e cria um ambiente tranquilo e propício ao rendimento da atividade intelectual. Na meditação, além de relaxar e induzir ao estado alfa, a músicanova era tem a função de marcar o tempo. Ao entrarmos em estado alterado de consciência precisamos de referenciais para voltar à vibração normal. Quando a música acaba, sinaliza o momento do fim da meditação. Alguns terapeutas holísticos também fazem uso da música nova era para ajudar o paciente a se desligar e se entregar ao processo de cura.

É comum também este tipo de música em locais de trabalhos espirituais: fraternidades, centros kardecistas. Raôul Duguay, cantor e compositor, ex-presidente da Associação de Música Nova Era de Quebec, diz que “a autêntica música da nova era procura sua fonte na visão que transforma a escuta. Somente o silêncio interior transforma verdadeiramente a pessoa e faz do ouvido um radar para o infinito.

A música da nova era é uma respiração profunda e lenta, em harmonia com o ritmo natural, uma desaceleração da vida cotidiana, uma despoluição dos ouvidos”. Que belo! Só de ler estas palavras dá vontade de se tornar adepto do gênero, não acham? Sugestões de bons compositores de músicas nova era: Aeolus Andreas Wollenweider Christaal Deuter Jean Pierre Rampal Jon & Vangelis Kitaro Paul Horn Ravi Shantar Steven Halpern Músicas clássicas que estabelecem harmonia com a alma: Bach – Missa em si Menor Beethoven – Abertura de Egmont/Missa Solene Brahms – Concerto nº 1 para piano e orquestra Debussy – toda a obra Faure – Requiem Haendel – Concerto para harpa Mozart – Requiem Ravel – Toda a obra Schubert – Prelúdio a Rosamunde Tchaikovsky – Último movimento da quinta sinfonia


Cristina Gurjão

Carioca, jornalista, professora universitária e estudiosa de temas holísticos. Trabalha com astrologia, tarô, cristais, cores e numerologia.

Blog: http://cristinagurjao-universoparalelo.blogspot.com

Share
Topo