Home » Amigos da Anna » Leda Nagle » RECEITAS SEM CENSURA

RECEITAS SEM CENSURA

Todo dia,  no Sem Censura,  alguém dá uma receita nova, uma solução moderna para um problema antigo. Um dia o ovo é o vilão, noutro dia, é o salvador, a quintessência da longevidade. E lá vamos nós buscando a juventude eterna, a beleza infinita, a perfeição da saúde. Decidi contar aqui, hoje, algumas destas receitas que me encantam e que adoraria seguir religiosamente.

CABELOS: PROBLEMA ETERNO
Quando a queda de cabelo é freqüente a situação é preocupante. Dos homens se perdoa a careca. Diziam antigamente, na velha marchinha de carnaval, que ” é dos carecas que elas gostam mais.”  Mas das mulheres…. Das mulheres  se espera que tenham cabelos lindos, de preferência lisos, fartos e brilhantes .Mas os hormônios, estes danados,  nos pregam peças. E são os ovários policísticos, os distúrbios da tireóide, a depressão, a crise do pânico,a tristeza, o cansaço e até a anorexia  as causas mais frequentes da queda do cabelo das mulheres. É o que garante o médico paulista Luciano Barsanti, o Doutor Cabelo (este, aliás, é o título do livro que ele acaba de lançar).


O médico detona alguns mitos tipo “ durante a gravidez o cabelo fica mais oleoso”, ou “ amamentar faz cair cabelo”. E dá uma receita simples e prática para os cabelos voltarem às nossas cabeças. É um shake:

. 1 copo de suco de laranja (ou qualquer suco cítrico)
. 1 colher de tofu e
. 1 banana

Bater tudo no liquidificador. Tomar um copo, ao dia.  Não colocar açúcar.
Diz ele que é tiro e queda. Ou melhor:  é tomar e ter mais cabelos… lindos e brilhantes.


***


OUTRA RECEITA INTERESSANTE….vem da nutricionista Orion Araujo. Ela foi a primeira a falar numa mistura de grãos para ser adicionada ao iogurte no café da manhã ou na ceia. Meses antes da ração humana virar capa de revista. Vejam só a receita dela:
Misture partes iguais de:
. FARINHA DE AVEIA
. FARELO DE LINHAÇA DOURADA
. GERMEN DE TRIGO
. QUINOA
. AMARANTO
. CASTANHA DO PARÁ
. NOZES
. FRUTAS SECAS
. ALBUMINA
. COLÁGENO

TRITURE TUDO NO LIQUIDIFICADOR E …  PRONTO.


***


Outra receita muito interessante da Dra. Orion, para quem quer desinchar ou reduzir a quantidade de sal na alimentação:
Misture alecrim, manjericão,  ervas finas, orégano, coentro – todos desidratados. Acrescente uma pitada de pimenta do reino. NÃO ACRESCENTE SAL. Triture no liquidificador e tempere qualquer prato a fazer ou pronto.


E esqueça o tal do sal….

Share
Topo