por Carlos Scherr
> Médicos da Universidade de Chicago comprovaram que aqueles que desenvolvem hipertensão arterial entre 41 e 55 anos tem maior risco de doenças cardiovasculares, obstrução de coronárias e AVC ao longo da vida que aqueles que apresentam a pressão alta mais tardiamente.
> O FDA recomenda que não se use mais do que 20mg do redutor de colesterol sinvastatina quando combinado com o uso do anti-arrítmico amiodarona. Esta associação é muito comum nos dias de hoje. Caso necessário uma dosagem superior, o melhor seria trocar por outra estatina.
> Estudo recém publicado mostrou que o uso de CPAP por pelo menos 3 meses em pessoas com apnéia do sono melhorou seus níveis de pressão arterial, gorduras e açúcar no sangue, alem da diminuição da circunferência abdominal.
> Estudo australiano mostrou que os dois fatores que mais influenciam no risco de AVC são comer demais e comer com muito sal. Alem disto foram encontradas as seguintes relações : comer 3 pedaços de peixe por dia está associado a menos 6% risco de AVC, mais de 5 porções de frutas e vegetais 26% menos, carne todo dia 24% mais, leite desnatado menos que o integral, alto consumo de chocolate 29% a menos, 3 a 4 copos de café por dia 17% menos, mais de 3 xícaras de chás 21% menos e alto consumo de grãos integrais 21% menos incidência de eventos cardiovasculares.
> Recente publicação a respeito da troca da válvula aórtica através de cateterismo mostrou ainda uma incidência importante de AVC nas primeiras 24 horas após este tipo de procedimento, mas também até 2 meses após. A substituição da cirurgia de peito aberto por este procedimento é um avanço mas ainda está restrito a pacientes sem possibilidades cirúrgicas.
> Novo estudo inglês não mostrou beneficio da suplementação de vitamina D na redução da incidência de doenças cardiovasculares ou mortalidade por estas doenças ou mesmo prevenir mortalidade de câncer. Continuamos sem dados definitivos para indicar esta vitamina como prevenção.
> O uso de frutose, o açúcar encontrado nas frutas pode ter os mesmos efeitos deletérios que a glicose em pacientes diabéticos. Portanto o consumo exagerado de frutas ou produtos delas pode ser tão ruim quanto o açúcar comum para estes pacientes.
> Foi publicado no final de dezembro o estudo de maior seguimento de pacientes idosos hipertensos. Indivíduos com pressão alta e media de idade de 72 anos foram acompanhados por 22 anos e a conclusão foi que para cada mês de tratamento adiciona-se 1 dia a mais de vida e que há menor mortalidade cardiovascular e incidência de AVC.
A outra mensagem é que quanto mais cedo se inicia o tratamento maiores são os benefícios.
> Para se prestar atenção no verão e principalmente durante o período de férias. Pacientes que já tiveram câncer de pele tipo melanoma estão sob maior risco de ter este tipo de câncer novamente e de forma mais agressiva.A proteção passa pelo uso do filtro solar, chapéu e evitar exposição prolongada ao sol e em qualquer período de tempo após as 10 ou antes das 16h.
Salmão Fresco com Bifun e Teriaky
(Lilian Seldin—Locanda Della Mimosa)
Ingredientes para 4 pessoas:
640 grs de salmão fresco sem pele
240 grs de massa japonesa bifun
40 ml de Molho teriaky
Sal e pimenta a gosto
60 ml de caldo de legumes ( comprar pronto ou fazer com 1 litro de água, sal, cenoura, cebola, alho poró)
Modo de Preparo:
Grelhar as fatias de salmão numa frigideira anti-aderente. O ponto do salmão é pessoal, o certo é deixar meio cru por dentro.
Colocar uma panela de água com sal para ferver e cozinhar o macarrão bifun até que ele fique cozido (em torno de 2 minutos). Reservar com um pouco de óleo de milho.
Numa frigideira misturar o molho teriaky com o caldo de legumes.
Montagem:
Colocar em baixo a massa já misturada com um pouco do molho teriaky, deixar o salmão e em volta colocar mais molho.
Enfeitar com alguma erva.







por Dafne Grozovsky
Até o ano passado ninguém tinha ouvido falar da marca Moynart. Mas a Maison ...
por Octavio Caruso
O tipo de humor realizado pelo grupo Monty Python está acima de qualquer avali...
por Maria Clara Amado
Prezada Clara, essa semana fui surpreendida com uma carta do 4º Ofício de ...
por Reinaldo Paes Barreto
Tanto faz, é a mesma uva soberba!
Em 2002, pesquisadores franceses e...
por Anna Ramalho
Quem está habituado a me seguir nesse cantinho das crônicas semanais sabe que Dona Dilma não é propriamente "my cup of tea" - expressão inglesa que adoro e acho finíssima. Especialmente quando usada para falar de nossa presidenta, como ela gosta de ser chamada. Acho-a prepotente, malcriada, e todo dia agradeço a Deus pela bênção de não ter que cruzar com ela no meu dia a dia, como são obrigadas a Ideli e a Gleisi, por exemplo.
Porém, nesses últimos dias, Sua Excelência conseguiu me comover com o discurso durante a instalação da Comissão da Verdade e me ...
chegar, virou melodia (...) língua que inventa a saudade respira tons”, da canção que dá título ao disco...
Um dos maiores eventos de gastronomia do mundo ocorre entre os dias 21 de maio e 03 de junho nos pri...
A Cavist festeja um ano de vida no fim do mês e as comemorações já começam no dia 18, com um j...
por Olga de Mello
Do mercado editorial brasileiro vêm notícias alentadoras ...
por Cristina Gurjão
Quando leio um mapa tenho especial atenção pelas posi... 


